terça-feira, 24 de novembro de 2015

Post aleatório da semana: Falha na Matrix ou loucura?

Gosto da trilogia Matrix. É interessante pensar em algo daquele tipo, que não estamos aqui, que estamos em outro lugar que tudo isso é irreal e que estamos apenas projetando nossas mentes. Claro que tudo não passa de ficção - e hipóteses -, seria bom demais poder fazer o download de alguma habilidade que precisamos naquele momento ou encontrar uma saída onde não há. 

Mesmo sendo tudo isso ficção, às vezes bate uma dúvida: será que estamos mesmo aqui ou será tudo isso é verdade? É comum falarmos sozinhos, mas falar com outras pessoas que não existem (ou que outras pessoas não enxergam essas pessoas) pode ser curioso, estranho, bizarro, doença ou apenas uma experiência religiosa. Depende muito do ponto de vista. Dá vontade de perguntar se isso ou aquilo é verdade, se essa ou aquela pessoa realmente existe, se ele ou ela disse mesmo aquilo. O problema é daí sim poderíamos nos tornar insanos. Nos apegar a esses detalhes poderia comprometer, e muito, nossa sanidade. É impossível saber se alguém diz a verdade, ou se simplesmente não está querendo te usar. Saber se alguém está sendo falso ou não com você, ou se todos os elogios são sinceros. 

Tanta tecnologia ao nosso dispor e não podemos ter certezas dessas coisas. É um tanto estranho. Pensar se estamos mesmo em uma Matrix ou não pode dar curto em nossos neurônios. É bem melhor ignorar tudo e esperar os resultados. Se for para se dar mal, que dê. Se for para se dar bem, que dê também. 

Quantas pessoas já não passou pela sua vida? Algumas você agradece de nunca mais ver, outras você não entende o motivo de ter saído. Mas, se você tivesse como saber tudo isso antes será que correria os mesmos riscos? Se estivéssemos mesmo em uma Matrix seria tudo tão mais fácil de entender. Ou pelo menos faríamos da nossa maneira. Mas o segredo dela é não saber que estamos nela. Apenas alguns poderiam saber sobre isso. O resto dos meros mortais continuariam como sempre. Mortais.

Complicado saber se é pior sair perguntando se isso ou aquilo é real, se essa ou aquela pessoa está realmente ali ou simplesmente ignorar e caso não haja ninguém ali ser considerado estranho ou até mesmo doente. Qualquer coisa eu pergunto pra esse camarada que sempre está conversando comigo. 


Vocês o veem, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário