sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Reflexões - Férias da Padawan, Paternidade e afins


Estava eu assistindo ao desenho Princesa Sofia (férias, meu caro), e nesse episódio a Princesa faz parte de um grupo de escoteiras. Mas o Rei acha que ela pode se machucar e manda o mordomo com ela, para ajudá-la e evitar que ela volte com "um arranhão sequer".

O mordomo, então, faz tudo para ela. Carrega-a no colo ao cruzar o rio, pega os gravetos para fogueira, monta a casa de pássaros, em suma, Sofia nada faz. E por nada fazer, não ganha os broches de realização. Claro que ela vai falar com o mordomo que isso não está certo, e depois ele acaba precisando da ajuda dela. Na volta, o mordomo avisa ao Rei que ele que precisou da Sofia e que ela sabe se virar muito bem.

Eu tento fazer isso ao máximo, não ficar ajudando, deixar que ela se vire.


"Pai, pega água pra mim?"
"Você sabe onde fica a água e sabe pegar, vai lá."
"Pai, tira a rodinha da bicicleta? Mas se eu cair?"
"Se cair, levanta, ué. Se não for assim, você não vai aprender a andar."


Lembro uma vez no parque, ela caiu do balanço por soltar da corrente pra coçar o nariz. Claro que chora e começa o drama. Eu estava próximo, mas nem me desesperei. Vi que não era nada de grave e só falei: "Levanta, não foi nada... Você caiu na areia.". Mas como ela chorava eu cheguei mais perto e falei:

"Tá saindo sangue?"
"Não"
"Por acaso o osso tá pra fora?"
"Não né, pai!"
"Então levanta e continha a balançar que não foi nada"


Claro que percebi uns olhares tortos. Parece que você sente as flechas atingindo sua costas como um alvo... (Drama não? rs). Mas eu não vou sair correndo atrás para acudir algo que sei que não foi grave. No meu entendimento, ela tem que se virar. Em tudo. Eu brigo para que ela faça tudo por si, dependa o mínimo de mim, de nós. Não sabemos como será amanhã, não sabemos como será daqui cinco minutos. Temos que estar preparado para tudo. E a vida é uma merda sim, é a lei do mais forte, e ela tem que ser um dos fortes, senão sofrerá com isso (falo com propriedade de causa).

Aqui no condomínio que moramos, montaram uma Colônia de Férias, todos os dias à tarde ela vai pra lá e eles tem atividades e brincadeiras. Claro que eu ia mandar, primeiro, eu teria uma folga (rs) e segundo, ela iria brincar ao invés de ficar vendo tevê e conhecer outras crianças do condomínio. Isso é bom? Claro que é. Hoje ela sai, vai pra rua, chama outras crianças, as crianças tocam a campainha chamando ela pra brincar e por ai vai.

O lado ruim, é que ela parece mais independente, com a personalidade mais forte. Às vezes ela apenas comunica que está saindo, abre a porta e sai. E quando não deixo ou não pode, começa uma verdadeira discussão. Claro que o meu dever é mostrar os limites, o que pode e o que não pode e que a vida não é uma festa. Mas a pessoa tem apenas seis anos, será que ela realmente quer saber isso?Creio que não.

O fato é que criar um filho não é coisa fácil. Não mesmo. Você não sabe se está fazendo certo, não há manual, regras ou mandamentos - por mais que existam livros e programas de tevê. E você só vai saber se deu certo ou não, anos depois e quando chegar nesse ponto não vai ter muito o que consertar. Temos que ir com calma e com cautela, usando tudo que aprendemos até agora, nossas experiências e convivência. Sempre seremos alvo de críticas, pois quem está fora não sabe da sua rotina, não sabe como é a sua casa, não sabe dos tombos que você leva (só as pingas que você toma).

Por isso, quando vejo pessoas criticando outras por não ter filhos eu me pergunto "o que essa pessoa tem com isso?". Cada pessoa é diferente e tem suas necessidades, objetivos e sonhos. Se você não quer ter filhos, ótimo. Se quer, ótimo. Quer ficar solteiro(a), ótimo. Quer ir à Marte, me chame. Mas não tente influenciar outra pessoa, apenas apresente fatos, se perguntado. É muito chato apontar o dedo na cara de alguém quando esse alguém fala que não vai ter filhos ou prefere ser solteira(o). A vida é dura demais, e está ficando cada vez pior. Precisamos de apoio, reconhecimento e broncas nos momentos certos, fora isso, nem faça questão de falar algo. Guarde para você

O mundo precisa de pessoas melhores, pessoas boas, que pensem por si. Que entenda os problemas dos outros, não precisa querer ajudar todo mundo ou passar por tudo aquilo, mas entender já é grande coisa.

Um comentário: