quarta-feira, 28 de outubro de 2015

É questão de RESPEITO.

Hoje cedo eu vi no telejornal (veja aqui a matéria) uma experiência social realizada em Madri, Espanha, onde uma atriz fingia-se estar bêbada na praça esperando um grupo de amigos. Enquanto ela estava lá encostada ou cambaleando, segurando uma garrafa de bebida, alguns homens aproximaram-se dela com o "intuito" de ajudar a pobre moça. Mas essa ajuda nada mais era que aproveitar do momento para "tirar uma lasca" da moça. Alguns já chegaram abraçando de forma mais contundente, pegava pelo braço, tentava beijar, outros já alisavam a cintura, e por ai vai. 

Teve um "ser" que simplesmente abraçou a moça e levou-a para um "lugar mais reservado" na praça, em um canto e lá forçou beijá-la e etc. A atriz deu corda, e a produção logo foi ao auxílio com medo que algo pior pudesse acontecer. Mas a pachorra desse cara foi tanto que ele disse para membro da produção que ele "Tinha visto primeiro, então era dele". Como assim? Então pelo que percebo nós, homens, podemos sair por ai pegar uma mulher e dizer "Eu vi primeiro, ninguém tasca!!" ?? É assim que está funcionando agora? 

Vendo tudo isso senti-me envergonhado. Sério. 

E o detalhe: tudo isso foi gravado à luz do dia. Não era fim de tarde, noite nem madrugada. Era em plena luz do dia em uma praça movimentada. E não era aqui onde dizem ser "terra de ninguém", foi em Madri, na Espanha, Europa, "primeiro mundo". Esse problema é muito mais grave que aparenta. Não é uma simples questão de feminismo/machismo, é RESPEITO. Respeito para com a mulher, e para com qualquer outra pessoa

Eu duvido que todos esses homens sejam solteiros, acredito que muitos tenham sua esposa em casa. Alguns tenham irmãs e filhas. Será que eles gostariam que elas passassem por isso? Para mim isso é comparado a mesma lógica que muitos homens usam que se acham no direito de sair com quem bem entender, deixando a mulher em casa fazendo os "deveres domésticos" e que enchem a boca a dizer que se ela fizer algo errado vai sofrer as consequências. Ou pior, alguns dizem que matam se souber que levaram "chifre". Então, pela lógica desses seres, ele pode fazer o que quiser, pegar quem quiser, correr risco de levar doença para sua esposa e está tudo certo. Mas se ela olhar para o lado ou simplesmente dizer algo que ele não goste ela pode sofrer sanção? Que lógica é essa??? Onde vamos parar? 

Há um concesso estabelecido na sociedade onde o homem desde pequeno é criado como "pegador", já é colocado na cabeça de algumas crianças que ele pode beijar, abraçar, e que mulher é simplesmente algo que pegamos quando estamos com vontade. Já as meninas precisam permanecer recatadas. Precisam pensar bem antes de usar algum tipo de roupa ou onde ir. Pois, se algo acontece a elas, a culpa é toda dela e não de um imbecil retardado que foi mal educado e não consegue respeitar uma pessoa. Há, sim, casos que beiram a doença. Mas são poucos. A grande maioria são safados mesmo que se acham no direito de fazer o que querem com as mulheres pois a tratam como pedaços de carne. 
Quantos relatos não vemos de mulheres que sofrem por terem sido molestadas das mais variáveis formas. Claro que tudo isso é violência, e deve ser tratado como tal, e não digo que é algo exclusivo das mulheres, me refiro a violência no geral. Qualquer ato que vá contra uma pessoa deve ser tratado como violência sendo mulher, homem ou homossexual. O que caberia em diversas situações são seus agravantes, onde a pena ficaria maior. Mas sabemos como é nossa justiça e nosso sistema penal. Sabemos que não é assim que funciona. No momento o que pode ser feito é relatar, é falar, é mostra, é apontar o dedo na cara mesmo. Se estiver no ônibus ou metrô, faça um escarcéu, peça ajuda, não não cale-se, não importa se é homem, mulher, homossexual, qualquer tipo de violência deve ser abominada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário