terça-feira, 6 de outubro de 2015

O Rei

"Era uma vez um reino muito, muito distante. Nesse reino havia um rei que comandava seu reino com justiça e honestidade. Era um rei bem quisto por todos. O rei era justo, bondoso e caridoso. A honestidade e a lealdade eram seus pontos altos, e estavam encrustados em seu brasão real. 

Todos os súditos e até mesmo os reinos mais próximos sabiam do rei, e nada tinham contra ele. Mas, mesmo com essas qualidades, ele não era muito de festividades. Preferia permanecer em seu castelo, e lá receber os visitantes, resolver algumas questões, e adquirir mais conhecimento com os livros de sua biblioteca. Ainda assim, o reino seguia firme e próspero. Sempre passava pelo reino uma pessoa pedindo ajuda, algum necessitado, ou até mesmo um representante de outro reino para pedir ajuda ou conselho. O rei atendia à todos. Sem distinção. O exército desse reino era pequeno. Apenas o necessário para manter a ordem. Eles não eram de guerra. 

Mas um dia, uma forte crise abalou todo o reino e as redondezas. As pessoas estavam preocupadas, assim como o rei. Pela primeira vez em tempos ele não sabia exatamente o que fazer. Mesmo analisando friamente as possibilidades ele não conseguia chegar a uma decisão. Foi então que ele resolveu pedir ajuda aos outros reinos. E qual foi a sua surpresa ao perceber que nem todos estavam dispostos a ajudá-lo como ele já ajudou algum dia. Nunca passou pela cabeça dele cobrar por algo que tenha feito, por um favor ou por uma ajuda. Mas, infelizmente, naquele momento ele estava precisando. Tentou de todas as formas, mas nada era suficiente. O rei então, um tanto quanto magoado, resolveu recolher-se em seu castelo. Quase ninguém tinha mais contato com ele. Os portões do castelo foram fechados, ninguém mais entraria sem permissão, que dificilmente era dada. Andarilhos que já tinham como destino o reino por saber que ali encontrariam ajuda, foram impedidos de entrar e tiveram que seguir viagem sob a ameaça de ficarem detidos. Ele convocou súditos para aumentarem o exército, sem direito a negação. Aumentou os impostos e cortou benefícios que antes os aldeões tinham. Com o exército maior, e bem treinado passou a invadir reinos vizinhos. Colocando medo e destruição. Se impôs pela força. Tornou-se um rei temido por todos."

Essa história poderia ter um outro final. Mas, infelizmente, as pessoas tendem apenas a pensar em si, e se aproveitam daqueles que são bondosos, até mesmo ingênuos em certos pontos. Mas chega uma hora que tudo acaba, e o jogo muda. Onde poderia ser um reino de paz e tranquilidade, tornou-se um reino de medo e trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário