terça-feira, 3 de novembro de 2015

Assassin's Creed Syndicate e a doutrinação conspiratória implícita.



Realmente não entendo se esse povo gosta de arrumar confusão por qualquer coisa, ou se eu estou ficando idiota ao ponto de achar que não tem nada a ver coisas que as pessoas estão se descabelando. O mimimi da vez é sobre o novo jogo da franquia Assassin's Creed: Assassin's Creed Syndicate.

Esse jogo passa-se na época da Revolução Industrial, e por conta disso, o foco é "os oprimidos contra a burguesia". Segundo muitos estão dizendo por ai, colocaram Karl Max como um "herói". E esse é ponto da polêmica. 

Será que tudo hoje em dia é doutrinação, lavagem cerebral e etc??? Eu tenho outros jogos da franquia AC, e acho muito legal. Não tenho previsão de ter ou jogar AC:Syndicate, mas analisando alguns vídeos de gameplay e matérias eu chego a uma conclusão: esse povo gosta de arrumar confusão. Já que o foco não é esse, os gameplays não vão tocar nesse assunto, em alguns nem citam Marx e citam os outros personagens históricos como a Rainha Vitória, Charles Darwin, Charles Dickens e até mesmo Jack, O Estripador.

Mas o game é passado na época da Revolução Industrial, qual é o foco? Qual é filosofia em questão na época. Se lembrarmos das aulas de História vamos lembrar desses assuntos. Seria até um tanto estranho se o jogo não fosse assim. A ambientação é essa, a sociedade era assim. Não interessa que hoje sabemos o que Marx fez, deixou de fazer ou o que ele influenciou. O fato é que naquela época NADA DISSO ERA SABIDO. Será que é tão complicado assim? 

Se pegarmos uma série, filme ou até mesmo novela de época (seja ela qual for) a ideologia, os pensamentos e a sociedade vão de acordo com a época. Se pegarmos um filme medieval, ou da época das Cruzadas, veremos foco no religioso e cristãos matando todo mundo em nome de Deus. E hoje sabemos o quanto isso é idiota (apesar de ainda haver pensamentos parecidos). 



O problema maior não é o jogo, é que não estudamos, não nos interessamos, não queremos saber. Damos a mínima se algum assunto tem mais que cinco anos. As pessoas não procuram a origem das coisas, não querem saber o que houve no passado. E por isso vemos tantos erros se repetindo. As pessoas saem por ai destilando veneno, criando teorias conspiratórias, falando que tudo é doutrinação e por ai vai. Será que no futuro um jogo ambientado nos dias atuais vão falar o mesmo? Se o sistema político ou econômico (sei lá, teoria) mudar e algum jogo ser ambientado em 2015 vão falar essas coisas? Ou vão mudar o contexto para que ninguém ache que seja doutrinação ou teoria.?

Voltando ao AC e Marx. Quantas e quantas pessoas acreditavam na ideologia de Marx? Quantas pessoas realmente confiavam naquilo? É questão de época, de contexto, para que mudar algo só para agradar alguns teoristas conspiratórios? O medo deles que é um garoto vai jogar AC Syndicate e sair por ai proferindo a ideologia Marxista? Creio que não. Ele nem vai saber quem é aquele barbudo que parece Papai Noel. O ideal seria que nós, em caso de dúvida ou curiosidade, mostrasse quem foi, o que ele fez e suas consequências. Dizer que o jogo retrata uma época na história, que pode não ser a realidade dos tempos atuais. 

Retomo a pergunto da início do texto: Será que eu estou ficando tão idiota assim ou as pessoas que querem arrumar confusão em qualquer coisa? Eu realmente espero que seja a segunda opção. 

É isso ae.


Nenhum comentário:

Postar um comentário