quinta-feira, 8 de outubro de 2015

[Papo de Leigo] - Votos Nulos e Segundo Turno

A situação política do país está em evidência ultimamente. Apensar da onda de raiva e revolta das pessoas, a parcela que entende pelo menos um pouco do sistema é muito pequena. A grande maioria apenas vai na onda do que aparece na tevê ou nas redes sociais. São enxurradas de compartilhamentos de matérias sem sentidos, de informações incorretas ou tendenciosas, mentiras que são levadas como a mais pura verdade e por ai vai. 

Eu não sou especialista, não estudei Ciências Políticas nem nada do tipo, mas quando eu tenho uma dúvida e algo fica martelando na minha mente eu vou procurar para entender melhor. Como diz a tag desse post é uma conversa de leigo, penas perguntas ou dúvidas que eu normalmente não vejo por aí. Acredito que assim é a maneira mais fácil de entender e aprender sobre alguns assuntos. 


Algo decorrente de todas as eleições é o assunto Voto Nulo. Eu já ouvi todo tipo de barbárie possível sobre esse tema. E parece algo tão complicado, mas na verdade não é. O voto Nulo, assim como o voto em Branco apenas não é contabilizado no final da eleição. Eles são retirados, se assim posso dizer, e apenas é contabilizado os votos Válidos, ou seja, aqueles que foram para um candidato ou legenda. 


Podemos ver esse exemplo do site JusBrasil:

"Conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleicoes (9.504/2007), vigora no pleito eleitoral o princípio da maioria absoluta de votos válidos. Isto significa que são contabilizados os votos nominais e os de legenda, desconsiderando os brancos e nulos dos cálculos eleitorais. “Os votos nulos e brancos não representam absolutamente nada na eleição a não ser uma manifestação de descontentamento do eleitor com as ações políticas. Os votos válidos, de onde se retiram os brancos e nulos para a contagem final, é que serão computados aos candidatos”"
Há também esse vídeo bem didático sobre o tema:


Eu sei que as pessoas que fizeram as leis são muito mais inteligentes e com muito mais conhecimento que os meus. Mas, eu fico pensando se as eleições são uma manifestação dos desejos do povo, qual o motivo para os votos Nulos e Brancos são excluídos? Como nos exemplos fica claro que com o aumento dos votos Nulos e Brancos um candidato precisa de menos votos para ser eleito. Se esses votos, ditos "inválidos", fossem validados a diferença entre os candidatos seria menor, e acredito que o resultado final seria mais justo e coerente com o desejo da população. Se o número de votos Nulos ou Brancos fosse muito alto, estaria claro ali a manifestação da população que aquilo está errado, que nenhuma daquelas pessoas ali concorrendo satisfazem grande parte da população. 

O mesmo pensamento eu tenho sobre o Segundo Turno das eleições. 

Se em primeiro turno um candidato não atingir a maioria absoluta (50% + 1 voto, excluindo Nulos e Brancos), ocorre um segundo turno. 

Ai entra uma questão interessante:

Existem os candidatos A, B e C. Supondo que o candidato B fique em primeiro, C em segundo e o candidato A em terceiro, será realizado um segundo turno entre os candidatos B e C. E os eleitores do candidato A? Por alguma razão eles NÃO escolheram nem o B nem o C e agora eles são "obrigados" a escolher entre um deles. Partindo da lógica que os Nulos e Brancos não contam e esses eleitores votem Nulo ou Branco a quantidade para que B ou C necessitem para vencer será menor. 

O fato de haver apenas um turno onde quem ganhar ganhou, seja por um voto ou por meio voto não seria opção mais correta e coerente? Não estaria assim sendo realmente revelado os desejos dos eleitores? 

Se juntamente com um turno único fossem contabilizados os Nulos e Brancos, a representatividade da população não seria mais real? 

Se o poder, teoricamente, é nosso de escolher, qual razão somos obrigados a escolher entre opções que não gostamos. Se não fizemos esse opção antes, não há motivo para fazê-la depois. 

Bom, como eu citei acima, não sou especialista em nada. São apenas dúvidas e questionamentos recorrentes que eu sempre tive vontade de dividir. Se você quiser comentar, ou até mesmo colaborar com maiores informações, fique a vontade. 

Até mais.



Votos Nulos e Brancos: JusBrasil
Segundo Turno: Assim se Faz

2 comentários:

  1. Acho que não, cara. O segundo turno dá a chance de escolher, entre os mais votados, qual o melhor - ou o "menos pior". Imaginemos que o candidato B ficou com 20% dos votos, e o C com 19% dos votos. Imagine que a segunda opção de todos que não votaram no candidato B seja o candidato C. C ganharia com 80% dos votos. Se houvesse somente um turno, B ganharia a eleição. Acho que isso seria uma representatividade muito pior.
    Sobre a contabilização dos votos brancos e nulos, como funcionaria? Como isso afetaria os resultados?
    Acho que uma opção melhor que o segundo turno talvez fosse cada eleitor fazer um ranking dos candidatos. Dessa forma, se um candidato que ficasse em 3º colocado fosse a segunda opção da maior parte da população, ele ainda poderia ganhar, por exemplo. Lógico que muitas pessoas teriam dificuldade de votar nesse esquema, provavelmente seria inviável. Faz sentido isso? Acabei de pensar nessa parada e tenho que voltar pro trabalho logo! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. Mas ai entra praticamente o mesmo caso, a pessoa tem que escolher alguém, mesmo que ela não goste de nenhum. Daí temos o famoso "vou votar no menos pior" ou "vou votar nesse, pois, não fui com a cara do outro". Esses argumentos não são válidos para uma escolha, ela já teria que ter sido feita no primeiro turno. Ou então a pessoa vota nulo\branco que não ajuda em nada. É como votação para representante de classe, voto a voto quem teve mais ganha. Parece-me mais fácil e justo. Mas infelizmente nosso sistema eleitoral é um pouco (rs) complicado, e só nos resta devanear sobre esses assuntos. Valeu pelo comentário. Abraço.

      Excluir