sábado, 14 de novembro de 2015

Quando um terrorismo é mais importante que outro.

Não sei se há uma regra específica ou algum acordo plurilateral da sociedade brasileira onde diz, em letras garrafais, que as tragédias estrangeiras são maiores que as nossas, e que devemos (obrigatoriamente) sentirmos culpados e nos solidarizar com essa situação. 

Estava eu com minha esposa e um casal de amigos em um bar, quando em um daqueles momentos que você vai verificar alguma notificação no celular eu vi posts sobre o ataque terrorista na França. Já estava próximo às 22h, quase começando o (grande) jogo entre Brasil X Argentina e estávamos nos preparando para ir embora. Eu li rápido algumas matérias onde dizia que eram mais de cem mortos e mais dezenas de feridos. Que haviam invadido uma casa de show lotada e etc. Ao chegar em casa fui ler com mais atenção e coloquei em um canal de notícias para saber mais. 

Comecei a ler os comentários, toda a cobertura do canal de notícias, os grandes sites noticiando minuto a minuto, coisas que vocês sabem bem como é. Na manhã seguinte a minha timeline estava repleta de notícias do atentado. Várias mensagens de solidariedade. Pessoas incrédulas com todo acontecimento. E mais mensagens de solidariedade. Li também que nossa Presidente se manifestou solidária à França, diante dos acontecimentos. 

Ok, eu entendo. Isso tudo é normal em caso de tragédias. Mas, a pouco de mais de uma semana tivemos uma tragédia aqui mesmo no Brasil, do nosso lado, em Minas Gerais. Uma cidade praticamente foi varrida do mapa, centenas de pessoas perderam absolutamente tudo. Claro que as mortes não são nem equiparadas, se não me engano em Minas foram encontrados quatro ou cinco corpos mas ainda há mais de vinte pessoas desaparecidas. Um rio inteiro foi praticamente extinto por conta de toda a lama que veio do rompimento das barragens. Outras várias cidades, que são abastecidas pelo Rio Doce, estão em situação de calamidade pois não há água para nada. Todo fornecimento foi interrompido e os hospitais, creches, asilos, e presídios recebem água em caráter emergencial. A situação é incrivelmente complicada. Várias pessoas pedindo ajuda, pedindo água. Algo que muitos jogam fora pelo raro, e que agora essas pessoas precisam com urgência. A situação é desesperadora. 

E com todo esse quadro, eu vi poucas manifestações de solidariedade com essas vítimas. Poucas pessoas falaram do assunto ou sentiram-se culpadas, tristes ou solidárias. O próprio Governo Federal demorou SETE dias para visitar a área devastadas, e quando foi, noticiou uma multa de 250 Milhões de reais para a empresa responsável. Apenas isso. Não vi um só perfil das redes sociais sendo trocado pela bandeira de Minas Gerais, como fizeram com a bandeira da França. Será mesmo que as nossas tragédias são tão normais assim? As tragédias que ocorrem no exterior são mais importantes que as que acontecem aos nossos olhos? Não. Toda tragédia tem sua importância. É impossível mensurar a dor das pessoas que perderam tudo em Mariana/MG ou da família das pessoas que foram mortas nos atentados na França. Isso não tem como ser feito. Mas o que parece é que o povo brasileiro não está nem se lixando para o que acontece do nosso lado. Não dá para entender o que eles esperam que possa acontecer. Somos mais preocupados com o que acontece lá fora do que acontece aqui mesmo em nossa própria casa. 

Eu ouvi uma mensagem em áudio e uma pessoa de Minas Gerais (acredito que seja real essa mensagem) onde ela diz como está a situação lá, o que está acontecendo e o que está sendo feito. Como não há água, caminhões pipas, carros que fornecem água estão sendo escoltados pois já houve relatos de roubo desses veículos. Isso também não é um tipo de terrorismo? Outro ponto que ela cita, é que devemos orar por uma intervenção divina e que só isso pode resolver o problema. Nesse ponto exato eu não me contive e acabei mandando um "NÃO!" bem sonoro, como se eu estivesse conversando com a pessoa. Isso não adianta nada. Absolutamente nada. Pode orar quanto quiser, pode pedir para quem quiser, isso não vai mudar nada. Esse é outro grande mal do nosso povo que vejo por ai, e não é a primeira vez, nem a segunda, nem terceira e muito menos a ducentésima vez. Nosso povo tem mania de esperar uma intervenção divina. Espera que algo venha do céu e resolva os problemas. As pessoas que perderam tudo, na tragédia de Teresópolis anos atrás recebam alguma ajuda divina? As pessoas que perdem tudo em diversas tragédias em nosso país receberam alguma ajuda divina? Não. Nada. Mas o povo mantém essa mania de pedir aos céus para que tudo se resolva. Não é para os céus que devemos pedir algo. São para os parlamentares que colocamos no poder e que só pensam em se dar bem, em colocar dinheiro em cuecas, malas ou em contas na Suíça. Fazem esquemas com grandes empresas. Fecham os olhos para o que está errado, sempre na base de um "cascalho". Nosso podre Governo Federal (que só existe para Inglês ver) não faz nada. Demorou UMA SEMANA  para visitar a área atingida em Minas Gerais. E qual a punição? Duzentos e cinquenta milhões de reais em multas. Isso é dinheiro de pinga para eles. Se nós tivéssemos um governo sério. Um governo realmente preocupado em nosso país e não preocupado apenas em fazer negociatas no Congresso, dar ministério para um e para outro, ficar brigando para ver quem é deposto primeiro, com parlamentares que se preocupam com os reais problemas e não apenas se família é homem, mulher e filhos, não teríamos tantas tragédias como essa em Minas. Onde está nosso Governo Federal que bateu na mesa para a Vale obrigando ela a arcar com tudo, construir uma nova cidade para as pessoas desabrigadas? Correr atrás para impedir que mais cidades sejam atingidas? A grande parte das ajudas vem de pessoas, como as que perderam tudo. Já que os nossos excelentíssimos parlamentares estão em suas casas de veraneio ou passeando de jatinho ou em caríssimos restaurantes custeados com nosso dinheiro e com dinheiro dessas mesmas empresas que não sofrem sanções pesadas, pois, justamente tem rabo preso com esses parlamentares. As mesmas empresas que doaram rios de dinheiro para campanhas de partidos. Mas sejamos claros, não é doação, é investimento, já que todo esse dinheiro retorna como benefício e impunidade para essas empresas. 

Então, devemos abrir nossos olhos para que está acontecendo ao nosso lado. Verificar quem são os culpados e cobrar tudo isso. Cobrar esse estado lamentável que nosso país está. Nosso país está à poucos metros do abismo, e quem deveria se importar não está nem ai. E nós estamos mais preocupados com o que acontece no exterior do que com o que acontece aqui mesmo. Não que a tragédia na França não mereça destaque. Não que ela nãos seja importante. Só gostaria que a mesma importância fosse dada as tragédias que ocorrem debaixo de nossos narizes todos os dias. 

É isso.


Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc, mas muita gente só olha pra dentro, qdo acontece alguma coisa lá fora, pra poder criticar, não importa quem... Sem nem mesmo mover um dedo por quem está do lado, isso que irrita mais...

    ResponderExcluir