terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Jeito certo ou jeito errado?

Qual caminho seguir?
Preciso me desfazer de um colchão maior que o tamanho padrão, ou seja, meio trambolho. Perguntei na administração do condomínio onde moro se eu poderia deixá-lo na área da lixeira, assim o pessoa colocaria na hora do recolhimento ou quando o reciclável viesse. Me disseram que não e que era para eu ligar no 156 da prefeitura e agendar um dia para que eles recolhessem o objeto.
Liguei no 156 e fui informado que eles não fazem isso, e a atendente nem sabia ao certo o que eu poderia fazer. Me passou, então, o telefone da Limpeza Pública. Liguei e fui informado que eles não fazem "coleta" e nem há um local onde eu poderia levar o colchão e que eu teria que deixar na rua que o carro do "Cata-Treco" recolheria. Informei meu bairro e ela me disse o dia que o horário que o carro passa recolhendo os materiais.

Certo, nada de extraordinário, você deve estar pensando agora.

Mas eu fiquei ruminando em algumas coisas. Se fosse para deixar na rua eu tinha deixado sem perguntar para ninguém (já que esse é um hábito usual das pessoas). Tentei fazer algo de um jeito que não pudesse prejudicar, que não houvesse risco de deixar algo na rua e não ser recolhido. Em época de Dengue, Zyka, Chikungunya e escorpiões é complicado largar as coisas na rua dando mole para criadouros. Olhando pela janela eu vejo uma rua de terra que corta um terreno alto, e nos pontos mais altos as pessoas depositam lixos, entulhos, resto de móveis e etc. Já houve até incêndio (de grandes e pequenas proporções) nesse lugar. Há outros lugares aqui mesmo em Jundiaí e cidades próximas que é só encostar o carro e jogar tudo lá. Não tem problema, não há fiscalização e muito menos limpeza.

Vou ter que fazer isso, vou acreditar que o colchão será recolhido e vou deixá-lo em algum ponto da rua e passarei no dia seguinte para verificar se o mesmo foi recolhido. Eu poderia ir por esse meio mais fácil, simplesmente levar até um local desses e jogar lá mesmo. Mas eu tentei o modo mais complicado (que é sempre o correto, incrível não?).

Mas eu ainda continuo pensando: poxa vida, não seria bem melhor se houvesse um local para eu poder levar esse material ou que eles pudessem agendar um recolhimento? É tão estranho deixar as coisas assim na rua, já há tanto entulho e lixo espalhado.

Daria para fazer do jeito certo, mas o jeito errado é sempre a primeira escolha ou a mais fácil. E ninguém se importa com as consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário