quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Quem (realmente) se importa?



Nessa semana eu vi na tevê um comercial com o dr. Dráuzio Varela falando sobre o Aedes aegypti. Ele dizia sobre a limpeza de locais públicos que é responsabilidade das prefeituras e que devemos fazer nossa parte também. 

Isso é interessante.

O quanto já não ouvimos sobre isso?

O quanto já não ouvimos que as pessoas não querem deixar os agentes entrar nas residências?

O quanto já não ouvimos pessoas reclamando que elas fazem sua parte mas o vizinho não?

É isso mesmo. Você pode limpar tudo, retirar todos focos, deixar tudo ótimo, mas se seu vizinho não fizer de nada adiantará. E é nesse momento que eu fico pensando quem realmente se importa. 

Quando acontece algo assim as pessoas tendem a culpar os governos, em todas as esferas. E se, por acaso, ficam doentes e precisam de um atendimento público reclamam ainda mais dos governos. A visão da maioria é que os governos tem total responsabilidade por tudo, eles tem que limpar as áreas, remover os focos, matar os mosquitos (ou mosquitas) e atender as pessoas com sintomas (concordo que essa última parte seria dever dos governos mesmo). 

Mas algo estranho acontece. Quando alguma lei é criada e incide diretamente na população o primeiro argumento de revolta é que o "governo não tem que interferir na vida da população", não pode dizer o que eu ou qualquer pessoa deve fazer ou deixar de fazer (ou como criar meu filho - visto umas leis relacionadas). Mas quando é um problema como o caso do Aedes os governos tem que fazer algo. Engraçado. Muitos pedem assistencialismo mas não querem ser dirigidos por eles, por assim dizer.

Será tão complicado assim mudar um pouco a visão das situações e analisar que podemos fazer tanta coisa, e que não precisamos depender 100% dos governos. (Talvez ai more o segredo para que os governos possam realmente fazer o que eram para fazer? Quem sabe.) Podemos olhar nossos terrenos, nossa rua, nossos condomínios, nosso trabalho. Pedir que um vizinho ou um amigo limpe sua área e verifique se há possíveis focos ou não. Vi uma reportagem onde mostrava uma rua repleta de entulho jogado, e lixo espalhado. Focos e mais focos para a proliferação do mosquito. E a culpa é do governo? Foi ele que jogou aquele entulho lá? E os lixos? Vieram voando e caíram ali acidentalmente? 

"Ah, mas não há recolhimento!"

"O lixeiro não passa aqui!"

Será mesmo? Será que o carro de coleta não passa na Terça e as pessoas jogam o lixo na Segunda? Será mesmo que não poderiam solicitar alguém para recolher os entulhos ao invés de jogá-los na via? Não. Sabe o motivo? O motivo é a obrigação do governo. Nessa hora ele tem obrigação, ele precisa aparecer, e se não aparece causa revolta. Mas um pouco de educação não ajudaria?

Mas isso não limita-se a essa situação. Às vezes aparece uma pessoa com boas intenções, mas é podadas por outras que só reclamam que os responsáveis nada fazem. Quando cinco ou seis pessoas poderiam resolver o problema de forma provisória e acionar os órgãos competentes para resolver de forma definitiva. Mas as pessoas não se importam. Não estão nem ai. É o mesmo caso daquelas pessoas que passeiam com seus cães e os mesmos defecam na porta dos outros e seus donos apenas viram as costas como se nada tivesse acontecido. De quem é a responsabilidade? A pessoa pode sair da sua casa e deparar-se com fezes de animais dos outros e ainda tem que limpar? Isso é o correto? Creio que não. Mas essa é a mentalidade de muitas pessoas. Posso citar até mesmo o caso de pessoas que vão às praças de alimentação de shoppings e deixam tudo em cima da mesa, tudo bagunçado, resto de comida espalhado e etc. Eu me pergunto se fazem isso também em suas casas (deve ser uma bagunça), mas não. Não fazem. E sabe o motivo? No shopping há quem limpe. É aquela máxima de "Ah, mas estou dando trabalho para a pessoa, ela vai ficar sem fazer nada?". Desculpe, mas os funcionários estão lá para manter a limpeza e ordem do local não estão lá para servi-lo ou servi-la. Mas, infelizmente, essa é a mentalidade da maioria da população. 

Por isso que eu fico na dúvida de quem realmente importa com algo. 
Parece que está tudo jogado aos ventos.

 "Deixe que outro faz".
"O governo está ai para isso".
 "Ué, eu pago impostos para isso".
Entre outras frases feitas. 

Será mesmo? Será que se colocássemos a mão na consciência (se é que muitos a tem) as coisas não melhorariam um pouco que fosse? Não poderíamos estar em melhores condições? 

Mas enquanto as pessoas não se importam ou querem que os governos se importem mais, as pessoas estão ficando doentes, correndo riscos e crianças nascendo com problemas de má formação. 

Esse ano teremos eleições, e veremos sorrisos e promessas, e essas mesmas pessoas vão acreditar e tudo continuará como está, o círculo vicioso do mal permanecerá. 

É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário