segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

#Partiu Rolê

Quando eu tinha meus quatorze, quinze anos, não era muito comum irmos ao shopping. Nem sempre tínhamos dinheiro para o transporte e o shopping era meio longe. Mas uma vez ou outra arrumávamos um jeito para ir, nem que fosse à pé, já que o dinheiro era para comprar um milkshake de Ovomaltine ou um lanche. Sim, as coisas não eram tão fáceis como hoje. Mas não quero dar uma de tiozão dizendo: "no meu tempo...", deixa isso pra lá. Não tínhamos internet, muito menos computador. Mas sempre arrumávamos algo pra fazer. Nem que fosse dormir. 

Hoje vejo tantas opções, tanta coisa, tanta tecnologia e os jovens ainda falam que não tem nada, que não tem opção. Aí vem aquela máxima: "o governo não faz nada, não cria um espaço para nós". Ok. Concordo até a página dois. O governo tem que prover alguma coisa sim, mas as pessoas precisam parar com esse assistencialismo e se virar, procurar o que fazer. Concordo também que a tal lei que proíbe menores de trabalhar é muito imbecil, e isso ajuda com esse monte de adolescentes por ai inventando moda. 

A questão dos "Rolezinhos no Shopping" não tem nada a ver com ser pobre ou ser rico. Qualquer pessoa pode ir ao shopping. Independente se for rico ou pobre. O que eles tem fazer é respeitar o espaço. Imagina algumas pessoas te visitando e começa uma baderna na sua casas. Seja ela rica ou pobre, tanto faz. Você iria gostar? Acredito que não. 

Não há problema algum em marcar um "Rolezinho no Shopping" com os amigos. Amigos. Agora, você cria um evento na internet onde centenas de pessoas confirmam presença, e vão. Só que ao chegarem não vão passear, comprar, ir ao cinema, conhecer pessoas, nada disso. Vão fazer baderna, bagunça. Isso eu já não acho legal. 

Será mesmo que não há nada melhor para fazer? O que passa na mente desses adolescentes para fazer algo assim? 

Eu ia dizer aqui que não passam de vagabundos, que não tem o que fazer e nem querem procurar o que fazer. Mas com certeza vão falar que peguei pesado. Mas como podemos classificá-los? Para mim montar grupos assim é formação de quadrilha, e isso é crime. Pronto. 

Alguns foram detidos, e fazem caras de coitados, e muitos defendem. Esses atos apenas fazem com que eles achem que não tem comando. Que podem fazer o que querem, e daqui a um tempo estaremos vendo muitos deles sendo detidos e enviados para penitenciárias. 

E os pais, nada fazem? Muitos esperam que a escola faça algo, que o professor eduque seus filhos, que o governo (novamente) cuide deles. Está tudo errado. Está indo para um caminho totalmente errado e ninguém está nem ai. Ou melhor, até estão, mas são poucos, e esses poucos muitas vezes são subjulgados pela maioria esmagadora que bate no peito e grita por liberdade, mas confunde isso com baderna. Acham que podem tudo, que a liberdade é o mesmo que sair por ai provocando baderna e caos. 

Vão sim procurar o que fazer. Vão ler um livro. Assistir um filme. Fazer um curso. Encontrar com amigos para uma boa conversa. Ter uma ideologia justa e significativa. Lutar pelos seus direitos. 

Será que é muito complicado fazer isso? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário