segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sobre o fim da Cultura

Está sendo amplamente compartilhado nas redes sociais um apelo de ex-apresentadores da TV Cultura sobre seu possível encerramento e solicitando nossa ajuda para que isso não aconteça.

Não serei hipócrita ou mentiroso ao ponto de dizer que só vejo a TV Cultura, e repudiar os outros canais. Não, não farei isso. Por pior que seja, sempre há algo bom em algum canal. Vai de nós escolher o que ver e saber se aquilo é bom ou não, relevante ou não para mim.

Pois bem. Eu vi esse vídeo sobre a TV Cultura, e me lembrei de alguns bons programas do canal que eu não entendo o motivo de não serem populares. Fiz a pré-escola em uma escolinha chamada “Peter Pan”, sério. E um belo dia fomos ao programa Bambalalão. Sim, eu fui ao Bambalalão e desci aquele escorrega, isso é uma das poucas coisas que me lembro bem de quando era criança. Uma pena que não havia smartphone, câmera digital ou coisas do tipo, no máximo um gravador VHS que algumas pessoas possuíam. Mas está na memória, isso que importa.

Eu assistia a muitos programas da Cultura. Como não citar Anos Incríveis, O Mundo da Lua, Doug, Confissões de Adolescente (sim, eu gostava), vi muito Glub-Glub (senta que lá vem a história!), adorava as histórias contadas com bonecos, era sensacional. Como não citar O Mundo de Beakman (cara, esse era top), X-Tudo, Rá-Tim-Bum, Castelo Rá-Tim-Bum e por ai vai. Eu lembro que assistia com meus pais ao programa Quem Sabe Sabe, e ficava respondendo as questões. Era muito legal. Havia um programa também, que agora me fugiu o nome, que era de perguntas, havia um cenário egípcio, tinha que entrar em um sarcófago e coisas assim. Tinha que passar um caminho e não podia pisar em partes erradas para não afundar (meio Indiana Jones). Esse eu também gostava.

Já peguei-me assistindo sozinho em casa o Quintal da Cultura aos sábados pela manhã. Havia também o Bem Brasil (que um dia eu fui, esse tenho registro). Qual programa bom hoje em dia é nesse mesmo formato? Cite um. Quantos filme do Mazzaropi eu não vi, alguns com meu pai. Metrópolis, Ensaio, Provocações, Roda Viva, Sr. Brasil eu acho muito bom, Jornal da Cultura acho um dos melhores telejornais. Gostava de Pé na Rua, tinha também o Musikaos, nossa vou ficar aqui citando vários.

No ano de 2014, a TV Cultura foi eleita a segunda melhor emissora do mundo em qualidade de programação pela BBC; a rede Globo ficou em 28º; em 32º lugar ficou a TV Brasil; a Bandeirantes ocupou o 35º; Rede Record em 39º, seguido pelo SBT em 40º. RedeTV nem entrou na lista. E eu fico aqui pensando como uma emissora assim está quase fechando. Realmente é complicado de entender. A audiência é mínima, e sabemos que se não tem audiência, não tem patrocínio, e sem patrocínio, sem dinheiro. O governo, principalmente o estadual, poderia ajudar. Mas acredito que eles tenham assuntos mais importantes para tratar.


Quando você tem uma emissora de TV com o nome de Cultura, com uma programação voltada para a cultura, e vê essa emissora à beira do abismo, em tempos de ser encerrada, não tem como não fazer uma relação direta com a situação do país. Como nosso país trata a cultura. Muito fala-se, muito mostra-se, mas na maioria é “coisa para inglês ver”. Poucas são as escolas que possuem currículo cultural forte. Poucas empresas patrocinam e apoiam eventos culturais. Nota-se pelo que podemos ver em sites como o Catarse, onde nós ajudamos nos projetos. E há desde quadrinhos, passando por livros, peças teatrais e outros. Particularmente eu não vejo uma salvação para a TV Cultura, pelo menos não a curto prazo. O que é uma pena. E o país fica cada dia mais pobre culturalmente. Quem quiser que corra atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário