quinta-feira, 12 de março de 2015

Precisamos falar sobre filhos.

Imagine as cenas. 

1 - Você jantando com seus familiares e vem a pergunta: "E as(os) namoradas(os)?";

2 - Você e seu(sua) namorado(a) jantando na casa dos familiares e vem a pergunta: "E aí, quando sai o casamento?";

3 - Você e seu(sua) esposa(o), recém casados, na casa de familiares ou amigos e vem a pergunta: "E aí, quando vem o bebê?" ou se já tem um perguntam: "Quando vem o próximo?";

Eu não sei se existe uma convenção universal onde foi colocado que essas perguntas são obrigatórias ou é o fato das pessoas darem palpites na vida dos outros mesmo. Repare que é sempre assim, onde quer que esteja, essas perguntas são feitas. 

Mas vou dar ênfase a terceira cena. Quem nunca passou por isso?
Hã? Depois podem responder. Eu duvido que ninguém tenha passado por isso. Parece ser um "rito de passagem" ou algo assim, um batismo, sei lá... Qualquer coisa. 

Eu estava reparando esses dias, lendo alguns textos, vendo alguns programas de tevê e notei que parece que a mulher, ou o casal, não pode escolher não ter filhos. Quando essa pergunta é feita e a resposta é "Não" um silêncio toma conta do ambiente, os olhos arregalam-se, a garganta fica seca e o pigarro toma conta, tosses sem graça são emitidas e o tópico do assunto é mudado. Na hora. 

Eu fico me perguntando qual a razão disso. 

Será que um casal não tem a liberdade de não ter filhos. Acredito ser muito melhor do que sair por ai fazendo filhos à torto e direito, como se não houvesse amanhã e depois deixá-los de lado. 

Existem pessoas que não deveriam ter filhos. Deveria receber uma carta, sms ou email do universo dizendo: 


"Caro(a). 

Segundo nossas pesquisas você não deve ter filhos. 

Obrigado, Universo."


Pronto. Resolveria tanta coisa. Em contra partidas há pessoas que devem e podem ter. Mas calma. Nada de excesso. Tudo que é demais faz mal, lembra?

Eu já vi e ouvi tanta coisa por ai. Desde bailes de carnaval com resultados em Novembro, passando for farras em faculdades, e até mesmo chegando a mulheres inseguras que fazem filhos para segurar o companheiro. Quantos casos não vemos por ai de crianças que são abandonadas em caixas de sapato, sacolas de mercado, jogaras em rios e lagos, deixadas em vasos sanitários ou lixos de locais diversos?  E para onde elas vão depois? Sem contar as que tem seus filhos normalmente e depois os deixam como se fosse algo, um objeto. Não dão nenhum tipo de suporte, nenhum tipo de futuro. Citei agora as mulheres por serem elas que engravidam. Mas e os homens? Quantos não abandonam a mulher quando descobre que ela está grávida ou até mesmo depois que ela dá a luz e percebe que "esse mundo não é para mim". E depois disso some. Muitos sabem que tem filhos por ai, mas nunca, jamais, tiveram a curiosidade de saber como eles estão ou se estão bem. Isso sem mencionar os casos de abortos - que sabemos que são vários - em clínicas clandestinas que são assunto de saúde pública, mas isso fica para quem sabe um outro texto.

Quantas e quantas crianças são jogadas nas ruas, são deixadas na sarjeta ou viram bandidos pelo simples fato de não terem pais ao seu lado. Eles podem estar próximos, mas isso não basta. Quantos problemas poderiam ser evitados se as pessoas tivessem plena consciência do que estão fazendo?

Essas coisas não ensinam nas escolas, ninguém ensina. Por mais que alguns pais possam falar, conversar e explicar, muitos acham balela. Conversa mole. Mas depois que acontece se arrependem amargamente. 

No caso de um casal não há problema algum em eles decidirem que não querem ter filhos. Eles podem ter outras prioridades. Eles podem ter uma vida profissional muito conturbada e por isso acharem melhor não ter filhos porque sabem que não vão estar sempre disponível para eles. É uma sábia decisão. Ou pelo fato de terem outros objetivos. Querer comprar uma casa. Se estabelecer economicamente. Viajar. Conhecer outras partes do mundo e curtir. Ou até mesmo por não terem paciência com crianças. Já vi pessoas assim. E não há problema algum nisso. Cada um tem seus gostos. E muito melhor dizer que não quer ter filhos por não gostar de criança, não ter paciência, do que ter por pressões externas e dar tudo errado. 

Por esses motivos e outros as pessoas precisam sim pensar muito e conversar sobre filhos. E não cabe a nós em nenhum momento ficar querendo saber mais detalhes, julgar ou pressionar para que eles façam ao contrário. Não seremos nós que cuidaremos das crianças, serão eles. Então se algum dia alguém disser que simplesmente "optamos e não ter filhos", diga "que legal que foi uma decisão mútua"

Pronto, fim de papo e vamos mudar o tópico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário